R.I.P. John Hughes

Este não será um grande post ou algo assim. Não acho que tenha um bom texto sobre John Hughes em mim, mas de qualquer forma achei que não deveria deixar a morte dele passar em branco. Quem escreveu um bonito post foi o André Takeda.

A primeira vez que me lembro de ter ouvido seu nome foi ao assistir um filme do Kevin Smith (sempre ele) onde o Jay mencionava que o Silent Bob era fã dos filmes de John Hughes. Fui ver quais eram esses e percebi que também era fã, só não sabia ainda. Só que se para muitos Hughes foi um símbolo da adolescência, os filmes dele marcaram mesmo a minha infância. Não fui um adolescente nos anos 80, mal o fui nos anos 90, pra dizer a verdade. Acho que meu John Hughes é Kevin Smith mesmo, e acho que pra geração seguinte o Judd Apatow que o será.

Por isso, a sensação que a morte dele me traz é outra, embora também muito ruim. Apesar de eu não saber na época, muitos dos filmes que eu mais gostava tinham o dedo dele, seja na direção, produção ou roteiro. Seria até loucura citar todos, mas é só dar uma olhada na sua filmografia no IMDB e você provavelmente irá sentir algo parecido.

Se tivesse que citar um, apenas um momento, com certeza seria Ferris Bueler cantando Twist and Shout em “Curtindo a Vida Adoidado” (Ferris Bueler’s Day Off). E obviamente eu não estou sozinho nessa:

Foi essa cena, vista quando eu tinha provavelmente sete ou oito anos, que me mostrou que música e Beatles eram legais. E eu não esqueci até hoje.

Eu poderia falar das coisas de mais ou menos pra ruins que ele veio fazendo nos últimos anos, mas isso é irrelevante neste ponto. De jeito nenhum apaga Ferris Bueler, Duckie, Clark Griswold (Chevy Chase em Férias Frustradas) ou o grande tio Buck de John Candy. Estando em sua melhor época ou não, o mundo fica mais chato depois de sua prematura partida.

Este está sendo um péssimo ano pra cultura pop.

~ por mrcsh em agosto 7, 2009.

Uma resposta to “R.I.P. John Hughes”

  1. O melhor post sobre ele que eu li foi esse: http://wellknowwhenwegetthere.blogspot.com/2009/08/sincerely-john-hughes.html
    De uma garota que virou pen pal dele quando era adolescente.

Deixe um comentário

 
